A Fotografia Comercial
Na era atual, todos somos fotógrafos, talvez por isso a fotografia hoje seja um ato tão banal que as vezes sofre pela virtual simplicidade. Mas a fotografia comercial é outra história, nesse segmento os fotógrafos profissionais são necessários. Fotografia comercial (ou corporativa) é aquela feita para vender alguma coisa, frequentemente empregada nos anúncios, folders, sites, etc. Com o mercado saturado de profissionais, como podemos reconhecer um genuíno fotógrafo comercial? Os melhores profissionais possuem algumas características básicas:
- Sensibilidade para interpretar um briefing;
- Criatividade para sugerir ideias ao briefing inicial do cliente;
- Carisma para fazer o cliente aceitar sugestões;
- Talento para adequar o briefing a um investimento restrito;
- Amabilidade para tratar com as diferentes pessoas envolvidas (cliente, agência, equipe técnica), cada uma com seus próprios interesses;
- Dinheiro para investir na frente, caso seja necessário gastar para produzir ou investir em novos equipamentos;
- Nervos de aço para suportar os problemas e imprevistos de produção;
- Tenacidade para aguentar situações adversas de trabalho, como calor, frio, umidade, poeira, mosquitos, abelhas, barulho e cheiro desagradável;
- Resistência para suportar longas horas em posições pouco confortáveis, quase sempre levando muitos kg de equipamento;
- Habilidade técnica para executar o trabalho com precisão;
- Rapidez para cumprir prazos;
- Conhecimento avançado de edição e técnicas de pintura digital (Photoshop);
- Serenidade para encarar eventuais refações ou mudanças de objetivos durante a execução do trabalho;
- Astúcia para gerir o seu próprio negócio, visando um lucro compatível ao trabalho que será executado;
- Amor pelo seu trabalho, sem isso é melhor mudar de profissão.
Esse é o meu mantra! Cada um desses atributos é necessário para produzir aquilo que chamo de Fotografia Comercial. Na prática, procuro criar imagens que impactem instantaneamente, para isso emprego diversas técnicas e conhecimentos de pintura. Uma boa foto comercial deve atrair a atenção e transmitir uma ideia positiva, mas também favorecer a sua aplicação na publicidade.
Para ilustrar, criei um comparativo entre as imagens reais e as criadas por mim (no topo). Nesse comparativo fica claro que não basta ter apenas uma câmera e lentes profissionais, afinal ambas as fotos foram feitas com o mesmo equipamento. A diferença é por conta do trabalho de iluminação e de pintura digital, onde a realidade é manipulada e moldada conforme a necessidade do projeto em questão.